MS2Ginger: Todo o poder do Gingerbread da Motorola para o Milestone 2

Finalmente a comunidade de desenvolvedores para o Milestone 2, da Motorola, conseguiu flashear o aparelho com ROMs alternativas, o que é uma boa notícia para todos os donos destes aparelhos. O Green-Sci-Geek já mostrou uma das melhores – senão a melhor – que é a adaptação da CyanogenMod7 , feita pelo Endless7, do XDA. Agora, eu apresento o MS2Ginger, baseada na ROM original da Motorola.

A ROM foi adaptada por walter79, do XDA, e foi baseada na ROM Gingerbread para o Motorola Defy que vazou na China há alguns meses. Ela é bem parecida com a versão instalada no Milestone 3, recém-apresentado pela Motorola e temos de concordar que ela é realmente muito bonita.

Mas por que MS2Ginger?

Para quem pode estar se perguntando isso, a resposta é simples: a ROM é mais rápida, possui transições mais suaves, é mais bonita e traz as novidades do Gingerbread, como a economia de bateria, passo de 1% para a bateria e o melhor gerenciamento de aplicativos e tarefas em andamento.

Para quem deseja continuar, porém, deixo claro que isso é feito por sua conta e risco e que eu não me responsabilizo por qualquer dano a seu aparelho.

Tutorial para instalação

O que você vai precisar:

  • Fazer o root do seu Milestone 2 (aprenda como aqui)
  • Flash com a ROM original do Froyo
    • O arquivo SBF da ROM Brazil está disponível aqui
    • Aprenda como fazer o flash aqui
  • Bootstrap Recovery
  • MS2Ginger, disponível para download aqui.

1. Faça o root do aparelho.

2. Faça o flash com a ROM Froyo retail do Brasil.

3. Instale o Bootstrap Recovery

O Droid 2 Bootstrap Recovery, desenvolvido pelo Koush, do My Brain Hurts. Faça o download do arquivo (tenha certeza de baixar a versão para o Droid 2 e não Droid X), coloque no cartão de memória e instale. O Android vai pedir permissões de superusuário, é só apertar OK.

Antes disso, faça o becape de todos os seus dados que estiverem na memória interna do celular, pois eles serão perdidos. Os dados do cartão de memória não serão afetados.

4. Instalação do MS2Ginger

Dentro do arquivo zip do MS2Ginger há um bacape da nandroid da ROM e o arquivo SBF do Gingerbread para o Defy que vazou na China. O arquivo SBF fica no computador mesmo e o a pasta MS2Ginger deve ser colocada dentro da pasta raiz SD/clockworkmod/backup. Crie a pasta, se não existir e tenha certeza que a pasta MS2Ginger não possui espaços no nome, senão dará erro de MD5 sum.

A primeira coisa que temos que fazer é instalar o becape; para isso, temos que entrar no modo de recuperação, pelo Bootstrap Recovery. Abra o app e clique em Bootstrap Recovery. Depois em Reboot Recovery e o celular vai reiniciar no modo de recuperação. Na tela de recuperação:

  • Vá até wipe data/factory reset e dê OK; (atenção, você perderá todos os seus dados de usuário)
  • Vá até wipe cache e dê OK;
  • Vá até Back up and Restore >> Restore >> MS2Ginger e dê OK.
  • Reboot o aparelho.

Neste momento, o Milestone irá travar, é normal. Remova e recoloque a bateria, abra o teclado físico e ligue o aparelho segurando a tecla Para Cima do direcional. O Milestone vai entrar no Bootloader e o você deverá fazer o flash com o RSD Lite e o arquivo SBF do MS2Ginger.

Assim que acabar o flash (o reboot inicial pode demorar até 10 minutos, não se assuste) o Milestone irá reiniciar com o Gingerbread da Motorola. Aproveite!

As imagens abaixo são do próprio walter79 (já que agora eu estou usando a CM7 e não tinha screenshot da tela), mas elas mostram bem a ROM.

11 Respostas para “MS2Ginger: Todo o poder do Gingerbread da Motorola para o Milestone 2

  1. Eu amei essa versão! MAS, o meu teclado físico está configurado errado; então o ALT LOCK e os números não funcionam =/ alguém teve esse problema?
    Fora que ele fica identificado como o Defy ne rs

    • Guiweb,

      Realmente o ALT lock não funciona e é um problema difícil de ser resolvido. Mas se vc apertar duas vezes o ALT, ele trava e vc pode usar os números. Depois é só apertar novamente e ele destrava.

      Abraços.

  2. Brother,
    Pra mim funcionou beleza.

    Agora, dois detalhes:

    A câmera sempre fica com imagem invertida;
    E ele identifica o aparelho como defy (isso atrapalha em algo?)

    • Amuro,

      O celular vai ficar identificado como Defy mesmo, pq a ROM é baseada no GB para o Defy.
      Quanto à câmera, é normal. Tem um patch para corrigir isso na thread do MS2Ginger. Dá uma olhada na parte de baixo do post. Se eu não me engano é o arquivo Update, mas dá uma conferida pelos posts da thread.

      Abraços.

      Edit: Ah, e vc pode mudar o nome do aparelho no /system/build.prop pelo app RootExplorer, mas tome cuidado pra não mexer em mais nada.

  3. Amigo,
    Primeira vez q arrisquei trocar a ROM do meu aparelho.
    rapaz passei maior magrela..rsrsrs mas no final deu tdo certo.ufa!

    Muito obrigado. só força.

  4. Eu tenho um defy e gostaria de saber:
    Se eu já instalei o CM7 existe um modo mais facil de instalar , como no MIUI ou CM7 que é só apagar o cache e aquele ouro que esqueci e só executar o arquivo zip pelo clockwork?

    • Mais ou menos. Para o MS2Ginger, a instalação também é pelo CWM, mas você deve sempre fazer Restore do arquivo fornecido pelo desenvolvedor da ROM. Basicamente é a mesma coisa, só demora um pouco mais. Apague a apenas o Cache e o Dalvik, e dê restore da ROM MS2Ginger.

      • Eu entro no CWM , do wipe no data/factory e depois no cache e entao ao inves de ir em install from zip eu vou em recovery > recovery e escolho a ms2?

        Mesmo eu tendo o CM7 2.3.7 eu posso instalar a MS2Ginger tranquilo?

      • Isso, exato.
        O kernel para o CM7 e o MS2Ginger é o mesmo, então vc só precisa fazer isso que falou.

        Apague Data e Cache e depois Restore a MS2.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s