Uma forma simples de ter “mensagens Push” no Android

Quem já teve ou já “brincou” com um aparelho com iOS, seja iPhone, iPod ou iPad, sabe os benefícios imensos do sistema de notificações do sistema da Apple, chamado de Push. Este sistema é uma “mão na roda” para a bateria dos dispositivos, pois faz com que o aparelho não precise verificar constantemente os servidores do Twitter ou do Facebook, por exemplo, para que o usuários recebam suas mensagens.

O sistema de notificações Push, da Apple, economiza uma boa quantidade de bateria.

Com as notificações Push, quem faz este serviço são os servidores da Apple, que varrem a curtos intervalos de tempo as contas do usuários e apenas se comunicam com o dispositivo quando há alguma novidade. Isso faz com que os aparelhos economizem uma boa quantidade de bateria, já que não precisam verificar constantemente a “internet” para saber se há novas mensagens ou menções.

Entretanto, um dos maiores “defeitos” do Android é não possuir este tipo de notificações. Minto, ele possui sim, mas apenas para o aplicativo do Gmail. Com este sim, o usuário recebe em tempo real os emails, sem que seja necessário “atualizar” a conta. Os usuários do sistema operacional da Google possuem aplicativos específicos para o Twitter e o Facebook, porém, para receber suas novas mensagens e tweets, os usuários precisam atualizar os apps manualmente ou configurá-los para fazer isso automaticamente em certos intervalos de tempo. Porém, isso demanda uma boa quantidade de energia da bateria, sendo um dos principais vilões dos alto consumos dos smartphones.

O que eu vou apresentar aqui, não é a melhor das soluções, já que a própria Google já trabalha para isso, com o Cloud to Device para o Android, que deve ser algo muito próximo do Push. Minha solução se baseia na notificação instantânea do Gmail para avisar sobre notificações do Twitter e do Facebook.

Primeiro passo

Para isso, a primeira coisa que você deve fazer é ativar o sistema de notificações por email das duas redes sociais, ou seja, permitir com que elas lhe enviem emails avisando sobre novas menções ou DMs no Twitter ou sobre mensagens ou comentários no Facebook. Isso é rapidamente feito na área de configurações de sua conta.

Segundo passo

Agora, é necessário configurar filtros e marcadores (labels) no Gmail. Para isso, basta ir a Configurações do Gmail e, depois em Filtros. Você deverá criar dois novos filtros, um para o Twitter e outro para o Facebook. A única coisa a ser preenchida nos campo é em De, que o você deve entrar com o endereço do Twitter (twitter.com) e do Facebook (facebookmail.com) – um filtro para cada um, claro. Clicando em pesquisa de teste, o Gmail mostrará se o seu filtro é eficiente; a seguir, basta clicar em Próxima etapa. Nas caixas de marcação, marque apenas a opção Aplicar o marcador, e crie um novo, com o devido nome do serviço. Finalizando o filtro, todas as suas novas mensagens do Twitter e do Facebook serão agrupadas pelo mesmo marcador.

Ah, claro, você pode alterar as cores dos marcadores para que eles se destaquem, e fique mais fácil ler, digamos, Twitter e Facebook.

Terceiro (e último) passo

Agora vem a parte que dói um pouquinho no bolso, mas não muito. O aplicativo Gmail Label Notifier é bem simples e serve, basicamente, para emitir notificações personalizadas para as labels, ou marcadores, e custa apenas R$ 1,25 no Android Market. Sua configuração é bastante simples, podendo ser escolhidos os marcadores específicos para as notificações. Estas, podem ter configurações mais avançadas do que as do Gmail, como sons específicos para cada marcador, padrões de vibração personalizados, cores de LED personalizadas (se o aparelho permitir, claro) e também a cor do ícone.

Depois de tudo isso, as notificações do Twitter e do Facebook (e por que não agora do Google+) no seu Android não serão nativas e nem muito bonitas, mas serão, no mínimo, muito eficientes e em tempo real. O que é ótimo para quem, assim como eu, descobriu que trocar DMs durante o dia é uma ótima alternativa para economizar com SMSs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s