N9: o novo smartphone da Nokia com o sistema operacional Linux MeeGo

Quem nunca teve um Nokia? Quem já teve, sabe que seu hardware é realmente muito bom. Provavelmente todo mundo tem ainda um aparelho da empresa perdido em alguma gaveta e que ainda deve funcionar.

N9, com sistema operacional Linux MeeGo

Entretanto, desde surgimento do iOS, da Apple, e do crescimento exponencial do Android, da Google, o SO Symbian, que era, até então, o carro chefe da empresa finlandesa, perde cada vez mais espaço. O Symbian não conseguiu – e ainda não consegue – fazer frente aos SOs da Apple e da Google, o que muito tem a ver com a quantidade absurda de aplicativos e games disponíveis para os dois sistemas.

N8, da Nokia.

O N8 é realmente um aparelho fantástico. Quem já pegou um na mão sabe do que eu estou falando. Sua tela possui uma resolução incrível, sua câmera é excelente e possui as principais características de um smartphone. Entretanto, o aparelho está ainda pendurado ao Symbian, o que acaba sendo um realmente obstáculo para o aparelho deslanchar.

Agora, a Nokia apresentou o N9, que roda o sistema operacional mobile da Linux Foundation, o MeeGo. Sites como o Geeky-Gadgets apresentaram as fotos do aparelho e as suas especificações.

A tela é de AMOELD de 3,9 polegadas com display curvo – assim como o Samsung Nexus S – com Gorilla Glass. O corpo do aparelho é feito de uma estrutura única de policarbonato e, no coração do aparelho está um processador ARM Cortex A8 OMAP3630 de 1 GHz. Além disso, mantendo a tradição dos aparelhos da empresa, uma câmera com sensor de 8 megapixels e lente Carl Zeiss.

Agora, para cair o queixo: o N9 possui incríveis 1GB de memória RAM, tecnologia NFC (Near Field Communication) e capacidades de armazenamento de até 64GB.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do aparelho.

O meu em azul, por favor.

2 Respostas para “N9: o novo smartphone da Nokia com o sistema operacional Linux MeeGo

  1. Esse celular É foda. Eu já pude dar uma olhadinha no MeeGo, e ele parece bem legal também. Em hardware não dá pra não admitir que a Nokia é muito, mas muito boa. E esse celular é lindo, tem configurações fantásticas.

    Mas talvez o MeeGo esteja chegando tarde na brincadeira, e ele não traz nada de muito inovador, apenas tenta chegar perto do Android e do iOS. O principal problema da Nokia foi nnao ter visto a água batendo na bunda em relação ao Symbian.

    Eles vendem celulares simples como ninguém. Pra gente que vive falando de smartphone isso pode parecer bobagem, mas o que o pessoal da África usa? E aqui no Brasil, que nem todo mundo pode ter um smart? Ou ainda, e quem NÃO QUER ter um smart mas ainda assim gosta de um aparelho bem feito? Essa fatia é totalmente dominada pela Nokia.

    Eu gosto da Nokia e adoro os aparelhos deles. E torço bastante para que o SO evolua e que eles possam competir pau a pau com Google e Apple. Quanto mais concorrentes, melhor!

  2. Eu acho que sempre vai existir quem não queira e nao goste de smartphone. Não vejo, NUNCA, minha mãe com um Android. Ela precisa de um aparelho simples.. A Nokia é fantástica nisso.

    O problema é não dividir os setores. O Symbian é um OS que vive um dilema entre ser pra smartphone ou para aparelhos mais simples. Acho que deveria simplesmente haver uma separação. Nem que seja manter o Symbian e usar o WP7 pra os smart mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s