Artista cria uma máquina que organiza gotas de água

Por mais absurdo que o título possa parecer, não, não é mentira. O artista suíço Pe Lang criou, sim, uma máquina que organiza gotas de água. O motivo? Arte.

A máquina possui uma espécie de seringa que libera uma exata quantidade de água a cada passo do motor que a posiciona. A superfície em que as gotas ficam é de um textura especial, mas quem faz todo o trabalho é mesmo a tensão superficial das gotas.

As gotas formam esferas quase perfeitas, mantendo sua forma por sua tensão superficial. Esta propriedade física das substâncias surge de uma força coesiva entre as moléculas que as formam. Em um líquido, todas as moléculas se atraem e repelem com a mesma intensidade ficando assim em equilíbrio. Entretanto, na superfície deste líquido, as moléculas não sofrem força alguma do exterior, o que faz surgir uma força de resistência, chamada tensão superficial.

É legal destacar também que a tensão superficial ainda gera outros efeitos interessantes, como o fato de alguns insetos conseguirem andar sobre a água, ou como se comportam gotas de mercúrio, por exemplo, que é a substância com um dos maiores valores de tensão superficial.

Assista (e se admire!) com o vídeo abaixo.

[vimeo http://vimeo.com/24491037]

Fonte: Geek.com.br, Hack A Day.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s