No Dia Mundial dos Oceanos, o Google nos presenteia

Crédito: Greg McFall.

Como bom oceanógrafo que sou, é claro que acho que o  Dia Mundial dos Oceanos – hoje, 8 de junho – deve ser muito comemorado. (Ainda mais que acabei descobrindo que hoje é também o Dia do Oceanógrafo!)

Muitas matérias e especiais apareceram em diversos veículos, como a National Gegraphic ou como a galeria de imagens da NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration. Porém, algo que realmente me chamou a atenção foi a importância dada pelo Google ao dia de hoje.

Como as notícias sobre os oceanos estão aparecendo cada vez mais por aí, muitos já devem ter ouvido falar que nós conhecemos mais sobre o espaço do que sobre o fundo do mar. Assim, hoje o Google anunciou que firmou uma parceria com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, para aumentar o terreno submarino disponível no Google Earth. Com os dados topográficos do do Global Multi-Resolution Topography, o fundo marinho ganha uma nova área explorável maior do que a América do Norte, segundo o Blog do Google.

Os dados são provenientes de mais de 500 cruzeiros em mais de 20 anos de trabalho.

Abaixo estão dois vídeos apresentados pelo Google para um tour pelo fundo do mar no Google Earth. O primeiro vídeo mostra um passeio por algumas regiões, alguns montes marinhos e canyons. Já o segundo é focado em fontes hidrotermais – também conhecidas como fumarolas que são estruturas presentes no fundo marinho pelas quais material vulcânico – como lava, gases e água quente – é expelido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s