Cientistas conseguem teletransporte de luz

Muitos já ouviram falar sobre o gato de Schrödinger, em que um gato é posto em uma caixa com veneno e fica em um estado morto/vivo até que alguém abra a caixa para verificar. Da mesma forma, o físico afirmou que uma partícula poderia ter dois estados quânticos simultâneos e que um deles só colapsa quando um observador o mede, ou seja, quando “alguém abre a caixa”.

Utilizando esta ideia de uma superposição de estados quânticos, pesquisadores da Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação da Austrália e da Universidade de Tóquio conduziram um experimento no laboratório do professor Akira Furusawa, no qual uma certa quantidade de informação quântica foi destruída em um local e imediatamente criada em outro, sem qualquer perda.

Esta descoberta pode ser muito importante para o desenvolvimento dos computadores quânticos, já que permite que se vislumbre altas velocidades de comunicação.

Para mais detalhes sobra o experimento de Schrödinger, você pode consultar livros ou a internet (uma ótima referência em português sobre o assunto está no site Inovação Tecnológica, que pode ser acessado pelo link goo.gl/Wx5QR), mas duvido que alguém irá explicar melhor que o Sheldon.

Fonte: Geek.com.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s