Viagens no tempo não são possíveis… infelizmente

Metamateriais (pt.wikipedia.org/wiki/Metamaterial) são materiais criados artificialmente com atributos que não são encontrados na natureza e podem ser utilizados para divergir a luz em de uma determinada forma, por exemplo. O matemático Igor Smolyaninov, da Universidade de Maryland (EUA) descreve em um novo artigo que o mapeamento da luz em um metamaterial pode ajudar na modelagem do fluxo do tempo.

Ok, mas o que isso significa? Bom, para o professor Smolyaninov, o trabalho mostrou que o tempo é – realmente – unidirecional, e não pode ser curvado ou “ir para trás”. Pra provar isso, ele recriou uma espécie de Big Bang.

 

De uma maneira bem simples, a utilização de metamateriais pode ajudar na construção de algumas condições do espaço, como buracos negros, por exemplo. O que o matemático fez, foi utilizar este conceito para construir um “pedaço do tempo” em um destes materiais, o que possibilitou que ele estudasse alguns detalhes.

Analisando o comportamento da luz neste metamaterial, o matemático construiu uma ligação entre o comportamento da luz e do tempo, o que, segundo ele, prova que o tempo não segue o mesmo padrão da luz, sendo realmente unidirecional. Em outras palavras, viagens no tempo realmente seriam apenas coisas da ficção.

Fonte: Geek.com.br, artigo em PDF.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s