Como fazer um contador Geiger com um ohmímetro

Um ultrageek chamado Anilandro possui um página muito interessante e todos os que tiverem qualquer interesse em física, química, biologia, eletrônica, engenharia e muitos outros assuntos, não devem deixar de visitá-la. O link é goo.gl/nyyb6.

Uma de suas mais novas criações é um contador Geiger – aqueles utilizados para medir níveis de radiação – feito com um Ohmímetro doméstico.

Ohmímetro é um instrumento de eletrônica utilizado para a medição da resistência elétrica de componentes. Seu nome, por mais estranho que pareça, vem da unidade Ohm, que recebeu este nome em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm (pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Simon_Ohm). Já o contador Geiger é um aparelho de medição de radiação desenvolvido pelo físico, também alemão, Hans Geiger.

Eu sua página, o geek explica detalhadamente como funciona o contador e, claro, como fazer o seu. Basicamente, o contador Geiger funciona com um tubo contendo um gás que funciona como um capacitor, alterando suas características elétricas quando uma partícula ionizada passa por ele.

Anilandro utilizou a agulha de indicação do Ohmímetro e também suas alterações de escala para poder indicar diferentes níveis de radiação. Além disso, ele acoplou ainda um alto-falante para produzir o som que já se tornou muito característico dos contadores Geiger.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=nrImIHO2Mng%5D

Fonte: Geek.com.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s