O geóide terrestre parece uma batata?

A Agência Espacial Europeia apresentou na última quinta (31) o mapa mais completo do geóide terrestre, resultado de dados coletados pelo satélite GOCE – Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer.

Geóide, grosso modo, é a superfície do planeta que possui um mesmo potencial gravitacional – ou que representa as variações do campo gravitacional – e, por diversos motivos físicos e geológicos, não acompanha o “formato redondinho” do planeta. Isso, os pesquisadores das ciências da Terra já sabiam há algum tempo, mas agora a agência disponibilizou dados recentes e completos da distribuição destes valores pelo planeta.

No site da BBC há um gráfico interativo bem interessante da aparência da Terra de acordo com os pontos de mesmo valor de geopotencial. Realmente, vai, de alguns ângulos até se pode dizer que parece uma grande e gorda batata.

A imagem abaixo foi extraída deste gráfico. Áreas em amarelo representam maiores valores do geopotencial e, em azul, menores. Estes valores são muito importantes para o estudo da dinâmica dos movimentos dentro dos oceanos e uma grande quantidade de pesquisadores da área de Oceanografia devem estar bem contentes com os dados.

Imagem do geopotencial terrestre, mais conhecido como geóide. Fonte: GECO, via BBC.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s